quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Questões da prova

O que é ?

Mouse: o mouse é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica.

Monitor: é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida que permite a visualização dos dados e sua interação com eles.

Impressora: é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.

Tipos de impressora:

Impressora de impacto: as impressoras de impacto baseiam-se no princípio da decalcação, i.e., ao colidir uma agulha ou roda de caracteres contra um fita de tinta dá-se a produção da impressão.

Impressora de jato de tinta: essas impressoras imprimem através de um cartucho de tinta que vai de 3 à 30 ml. Algumas têm uma ótima qualidade de impressão quase se igualando às de Laser. Sao as impressoras mais utilizadas.

Impressora a laser: as impressoras a laser são o topo de gama na área da impressão e seus preços variam enormemente, dependendo do modelo.

Impressora térmica: embora sejam mais rápidas, mais econômicas e mais silenciosas do que outros modelos de impressoras, as impressoras térmicas praticamente só são utilizadas hoje em dia em aparelhos de fax e máquinas que imprimem cupons fiscais e extratos bancários.

Impressora Solvente: estas impressoras são indicadas para profissionais de comunicação visual e artes gráficas como: Bureaux, empresas gráficas, grandes varejistas, entre outras.


Placa de vídeo: é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador.

Modem: ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original.

Placa de rede: um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.

Scanner: é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora.

Software: é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

Sistema Operacional: é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário.

Exemplos de Sistema Operacional:

Fabricante:

Microsoft - windows
IBM - OS/2
Apple - MAC OS