quarta-feira, 13 de maio de 2009

Gripe Suína

O que é ?





A gripe suína (também chamada gripe porcina) refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas[2]. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2, e H2N3.





Sintomas





Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum:



- febre alta;
- nariz em forma de tomada;
- dores musculares;
- vontade de rolar na lama;
- fadiga;
- vômitos e diarréias;






Cuidados - prevenção






- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.






Países afetados




Países que apresentam casos de contaminação : México, Estados Unidos, Canadá, Nova zelândia, Espanha, Israel, Grã-Bretanha, Austrália, Brasil, França, Chile, Dinamarca, Suíça, Áustria, Colômbia, Alemanha, Noruega, Coreia do Sul e Guatemala.


Providências


ANVISA : o diretor da anvisa Agenor Alvares da Silva informou que serão produzidas mais de 100 mil cartilhas instrutivas para serem distribuídas aos passageiros dos aeroportos do Brasil que chegam de países com casos da GRIPE SUÍNA. A Anvisa também está fazendo uma licitação para compra imediata de mascaras especiais contra o vírus da gripe suína que serão u utilizados pelos funcionários da Anvisa nos aeroportos do Brasil.


INFRAERO : A Infraero (estatal que administra os aeroportos) coloca em prática um plano desenvolvido para uma possível pandemia de gripe aviária para conter a gripe suína, que já registra três casos suspeitos no Brasil. Dez aeroportos integram o GEI (Grupo Executivo Interministerial), criado em 2006. Os terminais que integram o grupo são de Brasília, Campinas (SP), Fortaleza, Tom Jobim, no Rio, Guarulhos (Grande SP), Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador.
O Plano prevê, entre outras ações, que os postos de primeiros socorros dos aeroportos estejam aptos a acompanhar os níveis de alerta pandêmicos no Brasil, definidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde); atender no posto aos casos suspeitos; usar os equipamentos de proteção individual no atendimento aos casos suspeitos; avaliar os sintomas sob suspeitas e transportar o passageiro com suspeita de estar com a doença para centros de referência.
A Infraero também determinou a todos os 32 aeroportos internacionais, sob sua administração, que divulgue um aviso sonoro com a mensagem da Anvisa, alertando aos passageiros que se encontrarem com os sintomas da gripe suína a procurarem imediatamente um posto da agência nos aeroportos.
Inicialmente, os aeroportos de Guarulhos, Tom Jobim e de Brasília já colocaram o aviso. Até esta terça-feira (28), os outros aeroportos divulgarão o alerta.
Outros atendimentos como desembarque especial ou área especial de estacionamento de aeronaves, também podem ser disponibilizados, segundo a Infraero, se necessário.